O Aeroporto Internacional de Salvador-Deputado Luís Eduardo Magalhães está situado numa área de mais de seis milhões de metros quadrados, entre dunas e vegetação nativa. O acesso viário do aeroporto já se transformou em um dos principais cartões postais da cidade.
O aeroporto cresce numa média de 14% ao ano e responde por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste.
Diariamente, cerca de 35 mil pessoas circulam pelo terminal de passageiros do aeroporto. Mais de 16 mil empregos, diretos e indiretos, são gerados para atender a uma média diária de mais de dez mil passageiros, 250 pousos e decolagens, 100 vôos domésticos e 16 internacionais.
O aeroporto cresce numa média de 14% ao ano e responde por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste.
Diariamente, cerca de 35 mil pessoas circulam pelo terminal de passageiros do aeroporto. Mais de 16 mil empregos, diretos e indiretos, são gerados para atender a uma média diária de mais de dez mil passageiros, 250 pousos e decolagens, 100 vôos domésticos e 16 internacionais.
História
O aeroporto foi fundado em 1925, e reconstruído completamente em 1941 pela Panair do Brasil ("necessidades de guerra", declarou os governos dos Estados Unidos e do Brasil). Seu nome era Santo Amaro do Ipitanga.
Em 1955, o aeroporto mudou seu nome para Dois de Julho, e, em 1998, para o atual nome, embora a maioria dos habitantes de Salvador continue a chamá-lo de Dois de Julho. A mudança polêmica do nome do aeroporto "Dois de Julho" para "Luís Eduardo Magalhães" causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois, esta era uma homenagem post-mortem ao filho deste.
Sala de embarque afetada pelos atrasos e cancelamentos de vôos em junho de 2007.
Destacam-se as manifestações do PSB baiano, que, além de promover diversas passeatas, batizou o nome de duas das suas coligações políticas por "Dois de Julho", mostrando assim nitidamente seu repúdio à mudança de nome. Atualmente há o "Movimento pelo resgate do nome do Aeroporto Dois de Julho", que é supra-partidário e prega a mobilização da sociedade para a causa histórica do nome do Aeroporto Dois de Julho com a formação de uma ONG para trabalhar por este fim através de reuniões semanais.
Dentre as manifestações contrárias à mudança de nome, há a presença da ala "Aeroporto é Dois de Julho" nas principais comemorações cívicas da cidade, como o Desfile do Dois de Julho, o Grito dos Excluídos no sete de Setembro e a Mudança do Garcia, esta ocorrendo durante o Carnaval.
Em 2000, passou por uma reforma, se tornando um dos mais modernos aeroportos do Brasil.
Companhias e Destinos do Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães
Nacionais
Abaete: Bom Jesus da Lapa, Guanambi
Azul: Campinas, Porto Alegre
Gol: Aracaju, Belém, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas, Florianópolis, Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), Santarém, São Luís, São Paulo (Congonhas), São Paulo (Guarulhos)
Tam: Aracaju, Belém, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Buenos Aires, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Manaus, Miami, Natal, Paris (Charles de Gaulle), Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), Santarém, São Luís, São Paulo (Congonhas), São Paulo (Guarulhos), Vitória
Webjet:Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Guarulhos)
Internacionais
Air Europa:Madri
Andes: Buenos Aires, Porto Seguro
Iberia:Madri
Iberword:Madri
TAAG:Luanda, Rio de Janeiro
TAP:Lisboa
Dentro do aeroporto
Nenhum comentário:
Postar um comentário